Arrumando as malas - tarefa de todos da família

Quem faz as malas das viagens da sua família?

Quando bebê, as noções de grandeza, medidas e proporções são apreendidas na prática, tentando encaixar as peças do brinquedo nos buracos, tampar os potes, entrar em espaços limitados, alcançar algo que está distante, etc. Essas aquisições infantis são essenciais para o jovem que começa as aulas de volante, para aquele que cozinha, o que deseja se tornar um engenheiro civil ou qualquer outra profissão ou hobby que pressuponha uma boa compreensão dessas noções (ou seja, a vida em si). 

Fazer as malas é mais do que chato (sim, acho mto chato, rsrsrs), é um ato de grande organização. Tanto é que muitos sites ensinam como realizar essa proeza de maneira profissional. Planejar a quantidade de roupas para o número de dias que estará viajando. Checar o clima, temperatura, cultura do local para onde se vai. Fazer caber tudo. Combinar as peças para otimizar o processo. Embalar bem os produtos de higiene para não vazar durante o trajeto. Levar malas extras ou deixar espaços vazios para o que vai vir a mais, como compras e souvenirs. Entre tantas outras coisas.

Quando bebê você tem que pensar na quantidade de fraldas, pomadas, material para lavar e preparar mamadeiras, farmacinha...

Resultado de imagem para fazer as malas

E vc ainda faz a mala sozinha?

Além de uma baita responsabilidade, vc está poupando seus filhos de um grande aprendizado. Obviamente que, dependendo da idade deles, vc vai ter que orientar, checar depois ou até fazer junto. Mas, incentive esse processo. 

 Aqui começamos com os meninos fazendo os saquinhos de cuecas e meias. Cada um tem o seu. Então, peço que peguem e que contemos juntos qtos dias vamos estar fora. Eles sabem que levamos sempre 2 ou 3 cuecas a mais que o número de dias, e um par de meia por dia. Eles mesmos escolhem as sungas que querem levar e fecham o saquinho.

À medida que foram crescendo, começaram a escolher as camisetas. Quando eles pegavam a camiseta, eu perguntava qual bermuda ou calça combinaria com essa camiseta. E assim formávamos os conjuntos. O mesmo com os moletons.

Tudo é colocado em cima da cama e eu arrumo na mala para fazer caber. Eles pegam os saquinhos de mercado para levar os sapatos e colocam no zíper da mala.

Além de todos os aprendizados, eles estão exercitando a escolha. Levar aquilo que eles têm vontade de usar. 

Assim, também se tornam autônomos. Aos poucos, vão percebendo que podem realizar as tarefas que antes era a mamãe quem fazia. E vão para o mundo. Seja o mundo um fim de semana no acampamento, ou uma viagem pra um sítio de um amigo. O que importa msm é que eles já sabem que a toalha molhada deve voltar no saquinho avulso para não molhar as outras roupas. Eles sabem o que estão levando e podem escolher o que colocar naquele dia. 

Que tal tentar? Tenho quase certeza que vc não vai se arrepender. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre as férias... os combinados entre pais e filhos!

Sobre mim e sobre o blog

As funções executivas e o planejamento de uma viagem

Ecoturismo com crianças, será?