Ecoturismo com crianças, será?

Um aprendizado desde pequeno

Domingo, último dia do feriadão de outubro, aproveito para escrever sobre as incríveis experiências de vida que proporcionamos aos nossos pequenos ao realizar um roteiro de ecoturismo. Afinal, nossas últimas duas viagens, nos últimos dois feriados, para Extrema e Monte Verde - MG, foram com essa finalidade.

Como já disse aqui, somos uma família de quatro: eu, marido, Lucca de 8 e Matteo de 11 anos.
Desde pequenos, nossos filhos nos acompanham em aventuras, umas mais, outras menos radicais. Seja em trilhas, cachoeiras, praias desertas ou mesmo fazendo tirolesa, arvorismo, cavalgada. Recentemente, compramos um jipe 4x4 para viver nossa grande paixão em grande estilo. E foi a melhor aquisição dos últimos tempos, pois ele tem nos levado para lugares ainda mais incríveis!

O fato é que viajar para locais de ecoturismo é olhar a vida por um outro prisma!

A começar pela contemplação da natureza, fator este que traz inúmeros benefícios para a saúde mental, como já citei aqui outras vezes: aprender a apreciar a paisagem e abrir-se para os sentimentos que ela te promove, exercitar a presença, conectar-se consigo próprio, desacelerar do ritmo puxado do dia a dia, sentir os cheiros de mato, terra, flores, ouvir os diferentes sons (inclusive do silêncio), descobrir novos caminhos (ainda que mais difíceis mas infinitamente mais bonitos), renovar as energias. Depois, pelo fato de descobrir e aceitar seus limites (não tem problema nenhum em não gostar de algo e se aceitar assim, isso é autoconhecimento), testar outros ainda desconhecidos (lembro até hoje como descobri que adoro voar, aos 15 anos quando peguei um ultraleve de Porto de Galinhas para Maragogi), aprender a se virar em situações inusitadas, descobrir novas habilidades (como cavalgar ou pescar, por exemplo).

Viajar é sair da zona de conforto!

Viajar por estradas asfaltadas com waze, sem muitos desafios, ou com transfer te levando pra lá e pra cá, em locais já conhecidos e de fácil acesso, realizar atividades comuns, te mantém na zona de conforto. E nós quatro, definitivamente, não gostamos da zona de conforto.

Certa vez, ouvi uma pessoa dizendo que anda com o boneco do Google Earth pelos locais que vai passar durante a viagem, pois quer conhecer antes para se sentir segura. Isso não existe no ecoturismo, pois lá o que vale é a experiência e não a rua, o museu ou o rio em si. É a experiência de mergulhar em um rio com peixes de todas as cores, de andar de balão ainda que a cidade seja muito conhecida a pé, tocar um boto cor-de-rosa. E as experiências são pessoais para cada um. E as surpresas? Ah, as surpresas enriquecem ainda mais cada uma delas.

É preciso sair da posição de controle para se entregar para o ecoturismo.

No feriado de setembro, em Extrema, fizemos nossa primeira trilha de 4x4 onde o acesso é exclusivo para este tipo de carro. Confesso que tinha horas que dava frio na barriga. Mas, nosso jipinho cumpriu o seu papel e nos levou para um visual incrível da serra da Mantiqueira (vide foto acima). Depois desbravamos estradas de terra e comemos muito pó (estava seco demais) mas a recompensa vinha logo em seguida com as cachoeiras que descobrimos e os locais que alcançamos.

Em Monte Verde, rolou de tudo: de passeio de quadriciclo à cavalgada. De mega tirolesa à arvorismo. De patinação no gelo à pescaria de trutas e banho de cachoeira. E a criançada amou, inclusive minha sobrinha de 5 meses que foi junto. E como amou! Essa é a oitava vez que vamos pra lá (não, eu não tenho casa lá, mas amo aquele lugar). A primeira grande trilha do Lucca, aos 3 anos foi lá. Foram quase 4km até a Pedra do Chapéu do Bispo. Uau!

Já tínhamos visitado o parque da serra da Canastra em 2011, quando o Lucca tinha 1 ano e meio e o Matteo 4. Conhecemos a nascente do Rio São Francisco em São Roque de Minas, e algumas cachoeiras do parque. Na mesma viagem fizemos os cânions de Capitólio e o famoso mar de minas, com suas cachoeiras incríveis e um visual de paralisar tudo. Depois repetimos o roteiro mais uma vez, e na segunda vez nos encantamos ainda mais. Já dizia Heráclito:

Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio... pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem! ...... Frase de Heráclito de Éfeso.

Ainda quando o Lucca nem havia nascido, Matteo tinha uns 2 aninhos, fomos à Penedo e Itatiaia - RJ. Fizemos o parque de Itatiaia e suas trilhas e cachoeiras. Lá tem um museu bem interessante para as crianças. Ele desde cedo também aprendeu a curtir essas aventuras.

Os meninos conheceram Arraial do Cabo-RJ há 4 anos, cujos passeios são todos de barco ou trilhas a pé. Praias paradisíacas e um visual de cair o queixo! Esse é um dos melhores lugares que já fui no Brasil.

Outro passeio interessante foi para Brotas - SP, e apesar deles serem muito pequenos para rafting, visitamos a famosa Areia que Canta e ficamos boquiabertos com tamanha beleza da natureza (foto abaixo).

Todos esses roteiros foram feitos de carro, pois são próximos a São Paulo, capital. E nas ocasiões não tínhamos nosso jipinho amarelo. Então, não se preocupe, pois a maioria dos carros consegue enfrentar os obstáculos das viagens que citei. Optei por indicar locais próximos para que fique fácil testar um roteiro desses para quem nunca foi.

Então, o que você está esperando para proporcionar experiências incríveis para sua família?

Já temos nossa próxima marcada, Bonito-MS, depois venho aqui contar pra vcs.

E você, que costuma viajar para locais de ecoturismo, deixe sua experiência nos comentários. É sempre bom ampliar a lista de locais a visitar.